Articles worth reading
Sabes o que acontece se colocares SAL dentro do CALÇADO? Vale a pena experimentar!

Sabes o que acontece se colocares SAL dentro do CALÇADO? Vale a pena experimentar!

access_time 5 meses ago

É impressionante o que acontece quando colocamos sal dentro dos sapatos! Parece impossível, mas o que interessa é que resulta

O segredo para aliviar a dor nas costas está nos pés – faça estes 5 exercícios!

O segredo para aliviar a dor nas costas está nos pés – faça estes 5 exercícios!

access_time 2 meses ago

Os pés, apesar de sua importância, são normalmente esquecidos pelas pessoas. Eles contribuem para a saúde de diferentes partes do

​As pessoas do grupo sanguíneo O são verdadeiramente extraordinárias, aqui está o porquê!​

​As pessoas do grupo sanguíneo O são verdadeiramente extraordinárias, aqui está o porquê!​

access_time 5 meses ago

As pessoas do grupo sanguíneo O são verdadeiramente extraordinárias, aqui está o porquê! No Facebook no Japão e na Coréia,

Tugalandia – Artigo

É isto que acontece se estalares os dedos das mãos várias vezes! É importante que saibas!

É isto que acontece se estalares os dedos das mãos várias vezes! É importante que saibas!

access_time 5 meses ago chat_bubble_outline 0 comments

Sabes o que acontece com os teus dedos e mãos, se tiveres o hábito (que é muito comum) de os estalar frequentemente?

Cientistas da UC Davis Medical Center, Estados Unidos, conseguiram atingir o seu objetivo ao tentar descobrir qual o impacto que o hábito de estalar as juntas causa nas articulações. Muitas pessoas acreditam que é prejudicial.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. O nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo deste artigo destina-se a aqueles que se identificarem.

O importante é descobrir o que realmente acontece quando estalamos os dedos. Será que é verdade que os dedos ficam mais grossos quando praticamos esse “hábito”? A grosso modo, as juntas são os locais onde dois ossos se encontram, embalados por uma espécie de cápsula articular, que é preenchida com um líquido, chamado fluído sinovial.

estalar_dedos_1

Quando estalamos os nossos dedos, esse espaço entre os ossos expande-se. O líquido articular, que também é uma das fontes de nutrição para a cartilagem, torna-se insuficiente para preencher a lacuna, fazendo com que a pressão dos gases que estão dissolvidos no fluido sinovial, aumentem o seu volume, e consequentemente, aumentem a mobilidade das articulações.

Além disso, o som dos estalos é causado pela libertação rápida desses gases. Se tirar um raio-x da junta depois de estalada será possível ver uma bolha de gás no seu interior. Isso é o que faz com que as juntas aumentem entre 15% a 20%o seu volume. Esses gases contém aproximadamente 80% de dióxido de carbono. E só conseguirá estalar novamente quando esses gases voltarem para o seu devido lugar.

estalar_dedos_2

Um radiologista, Robert D. Boutin, e um cirurgião, Robert Szabo, analisaram os dados de voluntários que participaram da pesquisa. Dentre eles, alguns tinham o hábito de estalar os dedos, enquanto os outros nunca tinham feito isso, pelo menos não de propósito. Como puderam observar, o movimento articular aumenta a sua amplitude logo depois do estalo; isso significa uma espécie de “aquecimento” das articulações.

O que torna essa prática uma boa tática preventiva de doenças articulares, mas sobre isso ainda não se tem uma conclusão definitiva. A pesquisa também mostrou que as pessoas que tem esse hábito não possuem as juntas mais grossas, inchaços, nem sofrem de artrite.

Então, tem o hábito de estalar os dedos? As pessoas dizem que as juntas ficarão mais grossas por causa disso… Mas aparentemente isso é um mito.

Fontes: Scientific American / Bright Side / Saúde Melhor / Rsna



Também vais adorar!

loading...
shareShare this post
content_copyCategorized under